Normas para elaboração de TCC

De GPoPAI - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação
Ir para: navegação, pesquisa

Curso Gestão de Políticas Públicas

Orientações e Normas para Trabalho de Conclusão de Curso Normas Gerais

 Introdução

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade acadêmica obrigatória para obtenção do título de Bacharel em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. A partir do cumprimento de 50% dos créditos os(as) estudantes poderão se matricular para iniciar a elaboração do TCC.

                     Pré-projeto, projeto e relatório final

As atividades de realização do TCC compreendem a elaboração de um pré-projeto de pesquisa, de um projeto e do relatório final, no período de um ano. O pré-projeto de pesquisa compreende um breve documento de intenção do projeto, onde o(a) estudante expressa o tema que deseja desenvolver no projeto e dois nomes de possíveis orientadores. O projeto de pesquisa deve conter:

     1) o tema,
     2) o problema,
     3) as hipóteses (se houver),
     4) o objetivo,
     5) a justificativa do tema,
     6) a metodologia
     7) a pesquisa bibliográfica.

A atividade de avaliação da disciplina TCC1 será o referido projeto, que receberá uma nota (0 a 10) atribuída pelo(a) professor(a) orientador(a). O relatório final pode compreender:

     1) um ensaio teórico;
     2) um trabalho de diagnóstico, planejamento, avaliação ou projeto

de política pública;

                                                                        1
      3) uma monografia (nos moldes              da ABNT,    conforme    as

recomendações específicas);

      4) uma produção audiovisual.
      5) Outra proposta de trabalho.

Entende-se por produção audiovisual: vídeo; portal; software; programa de rádio; peça de teatro; ou outros a partir da anuência do(a) orientador(a). A atividade de avaliação da disciplina TCC2 será o referido relatório final, que receberá uma nota (0 a 10) atribuída pela banca examinadora. Todas as possibilidades de forma do relatório final do TCC devem ser previamente pactuadas com o(a) professor(a) orientador(a).

                          Trabalho audiovisual

Se for um projeto de trabalho audiovisual, o(a) estudante deve apresentar o trabalho e o roteiro que baseou a elaboração. Entende-se pelo roteiro um texto que exponha o tema do trabalho, uma discussão bibliográfica que fundamente a abordagem do tema e as estratégias de confecção do trabalho, com justificativa. Neste caso, o projeto de pesquisa pode ser o roteiro a ser executado no trabalho audiovisual, como produto final do TCC. Com relação ao trabalho audiovisual, o(a) professor(a) orientador(a) e o(a) estudante devem definir os parâmetros do trabalho, como tempo de duração máxima-mínima, formato e outros. A banca deve ser soberana para avaliar o roteiro e o projeto audiovisual quanto à sua originalidade, qualidade técnica, etc. Com relação aos direitos autorais, os(as) estudantes cedem os direitos para publicação à EACH/USP, resguardado seu direito de dispor de sua propriedade intelectual e publicar em outros lugares.

                         Iniciação Científica - IC

Será permitido que os(a) estudantes que desenvolveram uma iniciação científica anteriormente apresentem um projeto de reformulação e/ou ampliação deste trabalho, mediante justificativa no projeto de pesquisa. Não será permitido que um relatório de IC apresentado anteriormente seja apresentado como TCC. O desenvolvimento do TCC a partir de um relatório de IC do(a)

                                                                           2

estudante deve ser previamente pactuado com o(a) professor(a) orientador(a).

                                 Orientação

Cada professor(a) do curso de GPP poderá orientar até 5 (cinco) TCCs do curso de Gestão de Políticas Públicas concomitantemente. Casos excepcionais deverão ser decididos pela Coordenação do TCC. As especificidades do conteúdo e forma ficarão a cargo de cada professor(a)-orientador(a) em decisão conjunta com o(a) estudante, guardadas algumas regras gerais:

     1) Deve apresentar conteúdo de relevância para a área de Gestão de
     Políticas Públicas e/ou as interfaces que mantém com outros campos
     e áreas de conhecimento;
     2) Deve pautar-se na estrutura geral e de apresentação gráfica
     apresentadas nas normas específicas.
     3) Deve-se observar rigorosamente as regras ortográficas, bem
     como as normas gerais e bibliográficas em apresentações de
     trabalho científico (normas da ABNT).
                        Escolha do(a) orientador(a)

Cada estudante escolherá um(a) professor(a) para realizar a orientação do TCC, dentro da sua área de interesse e dentro da disponibilidade do(a) professor(a). O(A) professor(a) pode ser:

     1) do curso de GPP,
     2) da unidade da EACH/USP,
     3) de outra unidade da USP
     4) ou externo à USP.

 A escolha e a decisão sobre o(a) professor(a) orientador(a) serão acompanhadas e discutidas com a Coordenação do TCC, a qual deve acompanhar o andamento dos trabalhos de produção do mesmo.

                            Orientação externa

No caso de orientação externa, o(a) estudante deverá fazer um pedido junto à Coordenação do TCC. Em caso de aprovação do pedido:

     1) A Coordenação do TCC deverá indicar um(a) professor(a)
                                                                       3

interno(a) (unidade EACH/USP) para exercer a co-orientação.

     2) O/A estudante deverá apresentar relatórios bimestrais de

atividade à Coordenação do TCC, com a assinatura do(a) professor(a) orientador(a). Em caso de reprovação do pedido, a Coordenação deve indicar um(a) professor(a) orientador(a) da EACH. Ao/A professor(a) orientador(a) designado(a) caberá a tarefa de orientar os/as estudantes em todas as etapas da elaboração do trabalho, desde o projeto de pesquisa até a finalização da monografia; avaliar o desempenho do/a estudante ao longo da elaboração do trabalho e estar disponível em hora e local combinado com os orientandos, em reuniões marcadas periodicamente.

            Matrícula nas disciplinas TCC1 e TCC2 e avaliações

 O/A estudante que se matricular na disciplina TCC1, deve apresentar

  no final do mesmo semestre o projeto de pesquisa.

 O/A estudante que se matricular na disciplina TCC2, deve apresentar

  no final do mesmo semestre o relatório final.
                                   Prazos

O/A estudante tem 45 dias úteis de prazo para fazer e comunicar a Coordenação de TCC, através do pré-projeto, a escolha do orientador/a, sendo que o prazo inicia a partir do primeiro dia letivo de cada ano acadêmico. No caso do(a) estudante que se matriculou na disciplina TCC1 no primeiro semestre e na disciplina TCC2 no segundo semestre:

     1) a data limite para a entrega do projeto ao orientador é a terceira

sexta-feira de junho;

     2) a data limite para a entrega do relatório final ao orientador é a

terceira sexta-feira de novembro.

     3) A banca deve se realizar em dezembro.

No caso do(a) estudante que se matriculou na disciplina TCC1 no segundo semestre e na disciplina TCC2 no primeiro semestre do ano seguinte:

     1) a data limite para a entrega do projeto ao orientador é a terceira

sexta-feira de novembro;

     2) a data limite para a entrega do relatório final ao orientador é a

terceira sexta-feira de junho.

                                                                         4
     3) A banca deve se realizar em julho.
                               Banca Pública

A banca pública será composta pelo(a) professor(a) orientador(a) e por um(a) professor(a) convidado(a) (no máximo dois convidados). O/A estudante apresentará um resumo do trabalho. A seguir, o(a) professor(a) convidado(a) fará a argüição do(a) estudante com relação ao trabalho apresentado. O/A estudante responderá as questões levantadas pelo(a) professor(a) convidado(a) e o(a) professor(a) orientador(a) pode fechar a sessão, tecendo comentários finais, caso queira. A nota final do TCC será deliberada pelo(a) professor(a) convidado(a) e pelo(a) professor(a) orientador(a), de 0 a 10.

                                 Versão final

A versão final deverá ser encaminhada à biblioteca após a apresentação do trabalho na banca pública, no prazo máximo de 1 mês, incluindo possíveis ajustes de forma e conteúdo sugeridos pelo professor convidado. O/A estudante deverá apresentar uma versão impressa e encadernada e uma versão digital em pdf em CD. Além de encaminhamento à biblioteca, o/a(s) estudante(s) deverão disponibilizar o trabalho no site do curso de GPP.

                                                                       5